e Conheça a história do tesouro perdido dos incas ~ Diário do Moretti
Facebook

domingo, 10 de janeiro de 2016

Conheça a história do tesouro perdido dos incas




O TESOURO PERDIDO DOS INCAS
Por Marco Moretti

O Disco Solar dos incas, foto reproduzida da Wikipedia

C
omo se sabe, a conquista do território americano é uma história de crueldade, sanguinolência e genocídio. Um dos mais significativos capítulos desse dramático período marcado por assassinatos e pilhagens foi a descoberta e o posterior domínio do antigo império inca, no coração da cordilheira dos Andes, numa região que percorre toda a vertente oeste do continente sul-americano entre o Peru, a Bolívia, o Chile e a Argentina, no extremo meridional. O espanhol Francisco Pizarro foi o responsável pela campanha bélica que levou o portentoso império inca a ser subjugado pelos europeus. À frente de uma tropa de dezenas de soldados vestidos de armaduras e empunhando arcabuzes e espadas, Pizarro pisou pela primeira vez nos domínios do rei inca em 1532.    
            Desde o primeiro momento, o contato revelou-se desastroso, sobretudo para os orgulhosos incas. Revelando-se frio estrategista e dono de uma crueldade sem limites, Pizarro aprisionou o rei então no poder, Atahualpa, em 1533, e exigiu um rico resgate para libertá-lo. Segundo os relatos da época, o resgate consistia num vasto tesouro com toneladas de ouro e pedras preciosas. O item mais valioso desse carregamento era sem dúvida o Disco Solar, retirado do Templo do Sol antes que os europeus se apoderassem dele. Tratava-se de um disco de ouro maciço de vários metros de diâmetro, semelhante a um rosto humano, com raios emanando do centro e incrustado com esmeraldas e pedras preciosas. Antes que o resgate chegasse, contudo, Pizarro mandou matar o rei. Ao saber da morte do marido, a rainha, que se dirigia para a capital, Cuzco, com todo o seu séquito, centenas de soldados e 11 mil lhamas, através da Cordilheira dos Andes, desviou o imenso carregamento e partiu com ele para um lugar desconhecido. Desde então, o tesouro perdido dos incas jamais foi encontrado. Consta que nem sequer os próprios incas conhecem a sua localização. “O tesouro está tão bem escondido que nem mesmo nós sabemos onde”, costumam dizer eles.
Pergaminho.jpg           

Surgiu então a lenda do tesouro perdido dos incas e do Disco Solar. Muitos exploradores e aventureiros perderam as vidas em meio a doenças, ataque de feras e lutas com tribos indígenas hostis procurando por essa fortuna nas florestas peruanas e bolivianas. Segundo algumas histórias, ele estaria muito bem guardado num sistema labiríntico de túneis escavados no coração dos Andes. Alguns arqueólogos apostam que ele se encontra mais ao leste, no lado brasileiro da cordilheira, em algum ponto do Mato Grosso, onde outra famosa lenda atiçou a imaginação dos sertanistas durante séculos: o Grande Paititi, cuja história contarei no próximo post.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates